Futebol Clube Ferreiras
Futebol Clube Ferreiras
 
Historial
 
Na década de 60, na localidade de Ferreiras é criado o Centro de Recreio Popular de Ferreiras (C.R.P.F)que vem corporizar ou melhor estruturar o movimento associativo na area do desporto, que até então tinha vivido do agrupamento de jovens em equipas populares e que de vez em quando realizavam os seus jogos de futebol com as equipas das localidades vizinhas. Esta associação tinha como principal objectivo proporcionar momentos de lazer e o convívio entre a população de Ferreiras e a pratica desportiva organizada para o que se filiou na então FNAT, tendo aderido inicialmente a pratica do Futebol e do atletismo, mais tarde ao basquetebol e ainda o Andebol e ténis de mesa, modalidades praticadas no ambito das competições organizadas pela referida FNAT, que após a revolução de Abril de 1974 passou a designar-se INATEL.No final da decada de 70 devido a diversos factores nomeadamente a emigração de alguns dos atletas a actividade decresceu significativamente e no princípio dos anos 80 devido a essa "desertificação", o então denominado Centro Popular de Trabalhadores de Ferreiras não encontrou outra solução senão o seu encerramento.

Passados alguns anos com o regresso de parte dos "emigrantes", a quase totalidade do grupo de atletas e delegados da antiga instituição (C.P.T.F), decidiram fundar um novo clube com o objectivo de, proporcionar à população desta localidade o que elas tanto desejavam que era a possibilidade de terem uma prática desportiva, recreativa e cultural.

Devido ao grande esforço deste grupo, em 01 de Dezembro de 1983, é fundado o Futebol Clube de Ferreiras, para enorme satisfação dos praticantes e população, pois finalmente tinha sido concretizado um dos seus grandes sonhos.

A legalização desta nova associação foi feita em 8 de Março de 1984, procedendo-se à outorga da escritura pública de constituição do F.C.F no cartório notarial de Albufeira, onde compareceram como outorgantes:

Leonardo Manuel da Ponte Arez Canhoto
Fernando José Rocha Cabrita
Hélder Guerreiro Pescada
António Joaquim Afonso
Carlos Alberto Pires Arez
Carlos Manuel da Silva Afonso
Jaime Guerreiro Pedro
Avelino Vítor Rodrigues Arvela
Manuel Rosa Viana
António Manuel Jesus Colaço
Bráulio Casa Nova Pedro Lisboa
Luís Fernando Cabrita Ceriz
António Jacinto Colaço Afonso (já falecido)
Teófilo José da Silva Barreto · Vítor Manuel Vieira Xufre
Aníbal Manuel Jesus Colaço · Rogério Manuel Coelho Correia
Luís Miguel da Luz Gonçalves
  A sede do clube para as suas primeiras reuniões foi o “café Pescada” que se encontrava na localidade de Ferreiras e habitual ponto de encontro de praticantes e outros elementos impulsionadores deste novel Clube.

A sede efectiva ou melhor um espaço especifico surgiu no ano de 1985, numa casa cedida pelo Sr. José "Cabanita", no centro de Ferreiras, embora não tendo as mínimas condições, estes elementos fundadores levaram em frente as suas intenções e acabaram por restaurar estas mesmas instalações.

A filiação do clube na Associação de Futebol do Algarve aconteceu na época desportiva de 84/85, sendo lhe atribuido o numero 77 e o numero 2506 na Federação Portuguesa de Futebol e logo nessa época participou pela sua 1ª vez no Campeonato Distrital Da 2ª divisão. Como a data o único recinto desportivo existente no concelho, era na Quinta da Palmeira , em Albufeira, beneficiamos da autorização do Imortal Desportivo clube (I.D.C) para a utilização deste seu espaço para treinos e jogos, que com grande disponibilidade e amabilidade disponibilizou o seu campo.

 

 
 
 
Futebol Clube Ferreiras
        Rotating1  
 
Futebol Clube Ferreiras