Futebol Clube Ferreiras
Futebol Clube Ferreiras
 
Instalações
 
As competições em que o Centro de Recreio Popular de Ferreiras participava eram os torneios organizados pela instituição e por outros clubes populares.Mais tarde iniciaram a aprticipação em competições organizadas pela FNAT ( hoje Inatel).No ano de 1986, a Câmara Municipal de Albufeira comprou alguns terrenos aqui na zona de Ferreiras, que foram cedidos exclusivamente ao F.C.F. para a construção das suas infra-estruturas.

Como isto se tratava de uma construção que envolvia uma quantia elevada de dinheiro, a C.M.A não conseguiu disponibilizar a verba total para a sua construção. Sendo assim, os seus responsáveis tiveram que utilizar algum do seu próprio dinheiro,muito do seu trabalho e tiveram também a ajuda de algumas empresas privadas de construção que disponibilizaram terras e materiais para a preparação do terreno. O aterro dos terrenos foi feito com a ajuda dos veículos da Câmara Municipal de Albufeira e de particulares, como vemos na figura acima, e assim esta obra ia crescendo e tomando forma.

Uma das coisas que se deve salientar e que foram determinantes para o crescimento desta obra foi o facto de os sócios-fundadores e alguns jovens da localidade deitarem mãos à obra e ajudarem na sua construção, deixando bem claro que queriam e acima de tudo precisavam que seguisse em frente apesar das inumeras dificuldades que surgiam quase diariamente.

No ano de 1988, esta fase complicada passa, pois o campo do F.C.F (campo da nora) estava concluído. Também, ao mesmo tempo, era concluída a construção dos balneários, que foram crescendo em paralelo com o campo. Já com o campo pronto, somente para a prática do futebol, o jogo que inaugurou o campo foi um jogo de carácter amigável que tem a designação de “Solteiros vs. Casados”, em que as equipas era constituídas pelos sócios-fundadores.

Mas estes sócios não se ficaram por aqui, pois no ano de 1990 surge a ideia de construir um muro em volta do campo para delimitar o campo, ficando pronto neste mesmo ano .

Durante os próximos 10 anos (1990-2000) foram criadas mais algumas obras que ajudaram no crescimento deste complexo desportivo que são as seguintes:
  A construção de novos balneários;
A construção de um pavilhão no recinto do parque desportivo;
A construção de bancadas para oferecer melhores condições aos sócios do seu clube;
A construção de um bar para a utilização de todos aqueles que se dirigem a este complexo para ver actuar a equipa da terra;
E também a construção de uma casa para as pessoas que se encontrassem responsáveis pela rouparia e pelo recinto desportivo.

A partir do Ano 2000 vai se dar um grande acontecimento no que diz respeito às infra-estruturas do campo, pois neste ano é finalmente aprovado pela C.M.A o projecto de arrelvamento do campo do Estádio da Nora, depois de muitos esforços da direcção, associados do clube e mesmo residentes da localidade. Então no princípio do ano de 2001 dá-se o início das obras no campo, iniciando-se uma nova fase de remodelação e melhoramento das condições deste complexo desportivo.

Depois de concluída esta fase de preparação das terras no campo, a 7 de Março de 2001 inicia-se a plantação da relva no campo, como podemos ver na imagem seguinte. Início da plantação da relva no campo A relva começa a crescer e a gente de Ferreiras começa a ver mais um dos seus grandes desejos se realizar, acompanhando atentamente o que se passava neste renovado espaço.

Entretanto, e porque a competição não podia parar para os atletas que representavam este clube, foi construído um novo campo pelado por detrás do estádio (zona sul), e cada vez mais iam crescendo as infra-estruturas.

Finalmente, no dia 21 de Abril de 2001 a relva já se encontrava na condições ideais para a sua utilização, e neste dia a gente de Ferreiras não conseguiu conter a sua felicidade devido ao facto de que a partir desse dia poderão ver os seus atletas representar as cores da camisola do clube, sobre um tapete verde, bastante moderno e de altíssima qualidade. Este campo tem também servido para acolher equipas profissionais de alto nome mundial e mesmo nacional para a realização dos seus estágios, desde a sua construção.

 

 

Início do arrelvamento do campo
 
Campo da Nora Nº 2

Cobertura da Bancada Novembro de 2004
 
Futebol Clube Ferreiras
        Rotating1  
 
Futebol Clube Ferreiras